Reportagem - Busca por:

Óleo de cozinha pode ser reaproveitado na produção de biodisel

Segunda-feira, 31/05/2010 - Bom Dia DF

Proposta inclui desconto na conta de água. Metade do produto usado no DF é descartado nos ralos de cozinha, poluindo o meio ambiente. Sabão também pode ser feito com óleo reciclado.

Visitantes de reserva africana podem ter contato com animais selvagens

Segunda-feira, 31/05/2010 - Bom Dia Brasil

O santuário do mundo animal fica em Rustemburgo, na África do Sul. Visitantes podem ter contato com os animais. Bichos que se machucaram em outros parques recebem tratamento e incentivam o turismo.

Acompanhe o fim da aventura de Renato Ribeiro

Segunda-feira, 31/05/2010 - Bom Dia Brasil

O repórter Renato Ribeiro mostrou como é a vida selvagem numa reserva na África do Sul. Confira os bastidores dessa experiência e veja como ele lida com os elefantes.

Ribeirinhos são responsáveis por projeto de preservação de tartarugas

Domingo, 30/05/2010 - Globo Rural

No Amazonas, uma das carnes mais apreciadas e consumidas é a do quelônio, grupo do qual fazem parte as tartarugas.

Taturana pode causar hemorragia e até levar a morte

Domingo, 30/05/2010 - Globo Rural

Conheça melhor esta lagarta que é muito comum no Sul do Brasil. Em contato com a pele ela pode causar grandes males à saúde.

Pesquisadores se aventuram em alto mar para descobrir sardinhas

Quinta-feira, 27/05/2010 - Globo Mar

Após uma longa busca, pescadores e pesquisadores conseguem encontrar sardinhas em alto mar. Os peixes serão analisados para saber se eles estão contaminados ou não.

Animais de Zoológico na Austrália posam para pintores

Sexta-feira, 28/05/2010 - Pelo Mundo

Girafas, elefantes, corujas e chimpanzés conquistaram uma nova forma de passar o tempo, posando para pinturas, que serão leiloadas e parte da arrecadação das vendas irá para pesquisas do Zoológico.

Águia chilena é ameaçada por predadores humanos

Sexta-feira, 28/05/2010 - Bom Dia Brasil

Ave está sendo caçada por esporte e por medo de atacar criadoros de frangos e galinhas. No sertão nordestino, animal também é conhecido como gavião da serra.

Veja como questionário da WWF ensina como reduzir danos diários ao meio ambiente

Terça-feira, 25/05/2010 - Via Brasil

A WWF é uma ONG que se preocupa com a conservação do planeta. Pelo site da organização, um questionário ajuda a identificar como podemos reduzir os hábitos de consumo nocivos à natureza.

Veja como os produtores de Maringá (PR) cuidam das cobras

Quarta-feira, 26/05/2010 - Globo Rural

A espécie mais comum é a cascavel. O chefe da Polícia Ambiental orienta os produtores a recolher as cobras, caso apareçam fora da mata. Com a ajuda polícia ambiental, as cobras são soltas numa mata.

África do Sul tentar preservar os leões brancos

Terça-feira, 25/05/2010 - Jornal Hoje

O reino animal na África é exuberante. Mas algumas espécies estão desaparecendo.O leão branco é um dos animais mais ameaçados. Os poucos que existem estão vivos graças ao esforço de ambientalistas.

Churrascaria na África do Sul serve zebra, girafa e crocodilo na brasa

Terça-feira, 25/05/2010 - Globo Esporte

No restaurante `Carnivore`, em Joanesburgo, o cliente pode escolher entre dezenas de opções de carnes de caça. O cinco animais protegidos: leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte são proibidos.

Biotecnologia avança com criação da primeira bactéria sintética

Segunda-feira, 24/05/2010 - Espaço Aberto

Os professores da UFRJ, Franklin Rumjanek e Stevens Rehen, analisaram a descoberta do cientista J. Craig Venter, que criou a primeira bactéria artificial, desenvolvida em laboratório.

Animais perigosos no Domingão Aventura

Domingo, 23/05/2010 - Domingão do Faustão

Lawrence Wahba lista os cinco animais mais perigosos: elefante, rinoceronte, búfalo, leopardo e leão. Conheça também uma família que tem um hipopótamo em casa!

Criador da célula artificial é um cientista polêmico

Domingo, 23/05/2010 - Fantástico

Craig Venter foi recruta no Vietnã e decidiu estudar medicina, mas se apaixonou por bioquímica. Ele criou um instituto com seu nome e consegue patrocínio do governo e de investidores privados.

Venda de cavalo-marinho rende lucros e ajuda a preservar a espécie

Segunda-feira, 24/05/2010 - Bom Dia Brasil

Estes animais coloridos estão presentes em quase toda a costa brasileira. Mas a população de cavalo-marinho caiu muito. Pesquisadores promovem a reprodução deles em cativeiro para preservar a espécie.

Inseminação artificial em porcos é sinônimo de economia para criadores

Domingo, 23/05/2010 - Globo Rural

A dona Edilaine Barbosa, de Cordeiróplis, São Paulo, quer saber como se faz a coleta do sêmen do cachaço. A repórter Helen Martins foi até Pirassununga, em São Paulo, falar com especialistas.

Célula artificial levanta preocupações com questões éticas

Sexta-feira, 21/05/2010 - Jornal Nacional

No mundo todo, muitos cientistas concordaram que a descoberta é um marco histórico. Mas alguns especialistas discordam e dizem que o caso foi superestimado.

Células-tronco reduzem dores e curam lesões de animais

Sexta-feira, 16/04/2010 - Globo Repórter

No interior de São Paulo, gatos recebem células-tronco para melhorar de certas doenças. O tratamento também ajuda para fazer os animais voltarem a se alimentar. Em cavalos, os membros se recuperam.

Via Brasil Especial visita Zoológico de São Paulo

Sexta-feira, 21/05/2010 - Via Brasil

Desde sua fundação, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 70 milhões de visitantes. Atualmente, ele abriga 200 espécies de aves, 100 mamíferos, 98 répteis, além de invertebrados e anfíbios.

Melhoramento genético aumenta lucros de pecuaristas

Quarta-feira, 05/05/2010 - Bom Dia Minas

Os animais se destacam na ExpoZebu 2010, em Uberaba. O evento bateu recorde na exposição de animais leiteiros. Especialista em genética animal fala sobre o assunto.

Pilhas velhas podem ser deixadas em agências dos Correios

Sexta-feira, 21/05/2010 - Bom Dia Minas

A coleta de pilhas nas agências dos Correios está disponível em várias cidades do estado de Minas Gerais. Elas devem ser colocadas em um coletor específico.

Exploração de bauxita demanda respeito à natureza e à população

Quinta-feira, 20/05/2010 - Jornal da Globo

Na Amazônia, extrai-se 85% da nossa bauxita. A Mina de Juruti é um projeto novo. Ela tenta não repetir erros de antigas minerações, como Carajás, com uma legislação mais severa.

Parque de Recife tem mais de 40 espécies de pássaros

Sexta-feira, 21/05/2010 - Bom Dia Brasil

Parque da Jaqueira tem sete hectares. Local atrai turistas, moradores e observadores de aves. Neste sábado (22) é o Dia Mundial da Biodiversidade.

Células-tronco ajudam a tratar diabetes e esclerose múltipla

Sexta-feira, 16/04/2010 - Globo Reporter

Um grupo de Ribeirão Preto, em São Paulo, desenvolveu trabalhos com células-tronco. Eles ajudaram a tratar a esclerose múltipla de um rapaz e a diabetes do tipo 1 de uma estudante.

Pesquisadores lutam para preservar o periquito-da-cara-suja

Quinta-feira, 20/05/2010 - Globo Rural

A espécie é uma das mais ameaçada do país. Pesquisadores do Ceará utilizam ninhos artificiais para ajudar os pássaros na hora da reprodução.

Parauapebas cresceu desordenada ao lado da mina de Carajás

Quarta-feira, 19/05/2010 - Jornal da Globo

Parauapebas é uma cidade improvisada: cheia de favelas e áreas ocupadas irregularmente. Apenas 13% das casas têm acesso à rede de esgoto. O fornecimento de água sofre duas interrupções por dia.

Pesquisadores avaliam prejuízos causados por incêndio no Instituto Butantan

Assessoria de Eventos CRBio-02 19/5/2010 10:54:24

Pesquisadores avaliam prejuízos causados por incêndio no Instituto Butantan

Por Isis Nóbile Diniz, da Redação Yahoo! Brasil

Imagine um edifício afastado de residências e de área comercial. Dentro dele, salas repletas de prateleiras de metal e estantes de madeira. Sobre elas, milhares de animais imersos em vidros com álcool ou com formol. Qualquer faísca poderia causar um desastre. Esse era o cenário do prédio que abrigava as coleções de cobras, aranhas e escorpiões do Instituto Butantan, incendiado no sábado (15).

Agora, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital paulista apuram as causas do fogo. Independente do resultado, pesquisadores afirmam que o que foi perdido jamais poderá ser recuperado. Era o maior acervo de cobras do mundo, cerca de 85 mil exemplares.

"O que desapareceu ali seria correspondente à queima de livros de várias bibliotecas grandes. Só que muito pior. Um livro poderia ser reimpresso, no Butantan cada indivíduo era único", lamenta Miguel Trefaut Rodrigues, pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). A coleção foi iniciada há 120 anos. Além das cobras, contava com cerca de 450 mil aranhas e escorpiões. "É provável que animais já extintos ou em via de extinção estivessem catalogados lá. Com certeza, havia animais muito raros no prédio", afirma Rui Seabra Ferreira Junior, pesquisador do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Rodrigues, que começou a estagiar no Butantan em 1970, aos 16 anos, acompanhou o crescimento do acervo. "Conforme aumentavam as fazendas no Estado de São Paulo, mais pessoas eram picadas por cobras", contextualiza o pesquisador. Para cada cobra, aranha ou escorpião vivo levado ao Instituto, era entregue uma ou duas ampolas de soro antiofídico. "No começo do século 20, o interior não tinha a estrutura de saúde de hoje em dia", explica. Assim, existiam animais coletados há mais 100 anos no prédio. "Era um testemunho do Brasil que desapareceu, não conseguiremos trazer de volta aquela fauna de um século atrás", diz Rodrigues. Pesquisadores de outras partes do mundo também cediam exemplares para o Butantan. E, até hoje, animais recolhidos por bombeiros ou apreendidos pela Polícia Florestal e pelo Ibama eram levados para aquele setor.

Com esse material, era possível estudar o DNA dos bichos, acompanhar a evolução das espécies, checar como o meio ambiente influencia a evolução, conferir as novas espécies que estão surgindo e saber como era a fauna brasileira no começo do século passado. Qualquer pesquisador que pretendia estudar cobras do nosso continente teria que ir até o Butantan. "Era uma fonte inesgotável de pesquisa", afirma Rodrigues. O pesquisador conta que já aconteceu de uma cobra ser identificada como de determinada espécie, mas voltar a ser estudada anos depois e se descobrir que era de uma espécie nova. "Não estudar as espécies que estavam na coleção é o mesmo que deixar de lado a história da China ao pesquisar sobre a humanidade", explica.

Coleções em risco
Os animais coletados pelo instituto eram sacrificados de forma que não danificasse sua estrutura. Em seguida, era injetado formol no bicho. Após cerca de dois dias, ele era mergulhado no álcool. Com o tempo, conforme perde suas propriedades, o álcool deve ser trocado por outro novo. Segundo Miguel Trefaut Rodrigues, isso exige cuidado permanente. "Todas as coleções do mundo estão conservadas dessa maneira, mas em prédios mais modernos, que contam com alarme de incêndio, alerta de fumaça e sistemas que injetam CO2 na sala em chamas, eliminando o oxigênio que alimenta o fogo do ambiente", conta. "No Brasil, todas as nossas coleções correm risco, inclusive de plantas", conta. Ele compara a perda como se o mesmo ocorresse no Museu de Zoologia da USP, a maior coleção zoológica do Brasil, ou no Museu Nacional do Rio de Janeiro (UFRJ).

Aliás, ironicamente, hoje se "comemora" o Dia Internacional dos Museus. "Esperamos que isso seja uma grande lição ao país. De que adianta fazer propaganda de que o Brasil é o país da biodiversidade e do meio ambiente, se ele não cuida das suas coleções?", alerta Rodrigues. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Butantan, ainda não há o número exato de exemplares queimados. Alguns estavam emprestados para instituições em outros países. E, além disso, outros exemplares conseguiram "sobreviver" às chamas. Ao longo dos dias, funcionários estão retirando os exemplares do prédio e catalogando-os.


Início da história
O acervo de cobras foi iniciado em 1901 pelo cientista Vital Brasil, fundador do Butantan. As vacinas antiofídicas começaram a ser produzidas a partir dessa coleção de animais. O brasileiro foi quem descobriu que, para a picada de cada espécie de cobra, deveria ser aplicado um veneno específico. "Os pesquisadores do mundo não acreditavam nele", conta Ferreira Junior. Até que, em um evento em Nova York, nos Estados Unidos, uma pessoa foi picada ao fazer demonstração de animais no zoológico. "Chamaram Vital Brasil para socorrer o rapaz com seu soro antiofídico", diz. Ele foi salvo. E o pesquisador passou a ser aceito e respeitado por toda a comunidade científica.

Fonte: yahoo.com

Arquiteta constrói casa ecológica em Mogi das Cruzes (SP)

Terça-feira, 18/05/2010 - Via Brasil

A construção utiliza uma técnica é pioneira no Brasil. As peças chega ao terreno pré-montadas e tudo é feito sem agredir ao meio ambiente. A arquiteta garante que a relação custo-benefício recompensa.

Óleo de cozinha se transforma em sabão ecológico no ABC Paulista (SP)

Terça-feira, 18/05/2010 - Via Brasil

O Instituto Ação Triângulo em Santo André, no ABC Paulista, faz do produto que seria despejado no ralo e poluir os rios a base para a produção de um sabão ecológico.

Série de reportagem mostra como funciona a exploração de minério na Amazônia

Terça-feira, 18/05/2010 - Jornal da Globo

Pouca gente sabe que o Brasil extrai petróleo e gás na floresta Amazônica. Um destes locais é em Carajás, cidade e onde fica a maior reserva de minério de ferro de alto teor do mundo.

Índios são treinados para combater incêndios

Terça-feira, 18/05/2010 - Via Brasil

Homens do corpo de bombeiros do Mato Grosso e especialistas norte-americanos passaram instruções sobre como fazer uma barreira natural que impede que o fogo se espalhe pela mata.

Estudantes de escola pública aprendem a diminuir consumo de água

Terça-feira, 11/05/2010 Via Brasil

Preservar a quantidade e qualidade da água é assunto de sala de aula na escola pública de Suzano. O dever de casa é passar o ensino adiante, mostrando que é possível unir conscientização e economia.

Passeio na "Barca da Ciência" promove preservação ambiental em São João da Barra (RJ)

Segunda-feira, 15/03/2010 - Via Brasil

O projeto Barca da Ciência une conscientização ambiental e educação, através de um passeio, no qual os viajantes aprendem na prática a história da região do Rio Paraíba do Sul.

Grande parte dos animais silvestres capturados morre por maus tratos

Sexta-feira, 05/03/2010 - Globo Rural

Os bichos que sobrevivem, em muitos casos, não têm condições de voltar às matas. Eles ficam domesticados e não conseguem mais defender. Em Juiz de Fora, vários animais estão nessa situação.

As destruições das florestas é um dos motivos das mudanças do clima

Sábado, 23/01/2010 - Ação

As destruições das florestas é um dos motivos das mudanças do clima. Na área de proteção ambiental de Guaraqueçaba existem projetos de conservação da biodiversidade.

Fóssil de ancestral de dinossauros é encontrado no RS

Domingo, 16/05/2010 - Fantástico

Em Dona Francisca, foi encontrado num vale um fóssil do tecodonte, que era a criatura mais temida a pisar na Terra, há 180 milhões de anos atrás. Ele teria sido soterrado alguns dias após sua morte.

As diversas formas de inteligência

Segunda-feira, 10/05/2010 - Bom Dia Minas

O neurocientista e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, Rodrigo Nicollato, fala sobre a importância da genética no desenvolvimento intelectual.

Pesquisas com cana modificada apontam salto na produção de energia e etanol

Sexta-feira, 07/05/2010 - Jornal das Dez

Para não ficar refém das oscilações do mercado, uma solução é apostar na manipulação genética da cana para desenvolver uma variação que produza menos açúcar e mais energia.

Amigos abandonam empregos e iniciam volta de 45 mil quilômetros pelo mundo

Sexta-feira, 14/05/2010 - Fora do Eixo

A bordo bicicletas, quatro mineiros farão viajem de três anos. Durante o percurso serão plantadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, além de outras ações ecológicas.

Biólogo Fernando Reinach lança livro

Quinta-feira, 13/05/2010 - Programa do Jô

A Longa Marcha dos Grilos Canibais traz curiosidades sobre a vida no nosso planeta.

Globo Repórter mostra histórias surpreendentes de animais de estimação

Quinta-feira, 13/05/2010 - Globo Reporter

Conheça o ganso que passeia pela cidade e segue o dono, onde quer que ele vá. Veja histórias de mães adotivas: galinha cria cachorros e égua amamenta bezerro. E tem ovelha pensando que é cachorro.

Cachorro mecânico entende mais de 100 palavras em português e alemão

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

Bidu ajuda em casa e na oficina mecânica como assistente. O dono do cão, Ernesto, pede martelo, alicate e outras ferramentas, e o animal traz tudo, sem errar.

Ganso atravessa porta de banco para seguir o dono

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

Vem-Vem não desgruda de Albino, seja na hora de ver televisão, na hora do chimarrão ou na hora de colher pasto. Ele ainda voa ao lado da moto e passeia pela cidade.

Galinha adota ninhada de sete cachorros

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

Tudo começou quando a cadela teve filhotes no ninho da galinha. Depois, ela abandonou os cães, mas eles acabaram ganhando o carinho e a proteção da ave.

.Ovelha se comporta como cachorro e corre atrás de carros

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

Fiona foi rejeitada pela mãe e acabou se aproximando dos cães da casa. Ela chega a roubar a ração dos cachorros, mas não despensa o pasto. Mas a natureza de ovelha, vez ou outra, fala mais alto.

Cadela ajuda graxains a sobreviver e eles aderem à matilha

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

Os três filhotes de cachorro do mato ficaram órfãos, quando ainda eram muito pequenos. Sem a ajuda de Latoya, eles não teriam sobrevivido. Ela que já tinha filhotes amamentou mais três.

Égua amamenta bezerro e até faz sombra para ele dormir

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

O bezerrinho chega a mamar na mãe adotiva. Agora, como uma égua que nunca teve filhotes pode dar leite? O veterinário da USP explica como se dá o acolhimento de uma espécie por outra.

Repórter revela que quis levar todos os animais para casa

Sexta-feira, 14/05/2010 - Globo Reporter

Rosane Marchetti revela destalhes das gravações do Globo Repórter sobre inteligência animais e que se impressionou com o companheirismo e o amor entre os bichos e os seus donos mostrados no programa.

O seu padrão de consumo é sustentável?

Quarta-feira, 27/01/2010 - Cidades e Soluções

O Planeta é um só e os recursos são finitos, portanto é necessário consumir de forma consciente. Neste programa, conheça uma maneira simples de saber se o seu padrão de consumo é sustentável ou não.

Madeira plástica reaproveita lixo e evita devastamento florestal

Quarta-feira, 12/05/2010 - Cidades e Soluções

Saiba mais sobre a madeira plástica, que transforma resíduos em material biossintético, com a mesma utilidade da madeira de lei. Veja os exemplos da empresa nacional Ecoblock e da americana Eagle One.

Ambientalista luta para que lixo eletrônico seja descartado de forma correta

Terça-feira, 11/05/2010 - Via Brasil

Desde 1999, o ambientalista Fernando Rosa coordena um projeto voluntário, de recolhimento do lixo eletrôncio de Itapetininga (SP), em 15 pontos da cidade.

Distribuição de sacolas plásticas em supermercados está chegando ao fim

Terça-feira, 11/05/2010 - G1

Daqui a dois meses, será proibida a distribuição de sacolas plásticas nos supermercados. O G1 foi às ruas para saber o que os consumidores acham da medida e dão sugestões para a sua substituição.

Detetive Virtual esclarece imagens polêmicas que seriam da Amazônia

Domingo, 09/05/2010 - Fantástico

Na internet, circula um e-mail com imagens que seriam tiradas na Amazônia, onde pessoas roubariam ovos de tartarugas. Mas a espécie é da Costa Rica e os moradores têm aurtorização do governo.

Mistério sobre animais embriagados é investigado pelo Detetive Virtual

Domingo, 18/04/2010 - Fantástico

Num vídeo que está fazendo muito sucesso na internet, animais aparecem como se estivessem bêbados, no Sul sa África. O efeito teria sido causado por causa de uma fruta da região.

Saiba como preservar o meio ambiente dentro de casa

Domingo, 09/05/2010 - Antena Paulista

Separar o lixo para a reciclagem e não sujar a rua são atitudes importantes. Na capital, das 15 mil toneladas de lixo produzidas diariamente, apenas 0,6% é reciclado, mas poderia ser mais.

Zoológico encanta visitantes na capital mineira

Domingo, 09/05/2010 - Globo Horizonte

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte tem mais de 2400 animais, entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos. As 240 espécies vêm de todas as partes do mundo e exigem cuidados especiais.

Especialistas criam estratégias para garantir o conforto dos animais

Domingo, 09/05/2010 - Globo Horizonte

A ideia do Zoológico é estimular a pesquisa e conservação das espécies e propiciar lazer e turismo à população. Uma das novidades é o aquário. O número de visitantes chega a um milhão por ano.

Conheça a cozinha e o cardápio dos animais do Jardim Zoológico

Domingo, 09/05/2010 - Globo Horizonte

Em 1959, a área de 140 hectares deu origem ao Jardim Zoológico da capital. Ele é um verdadeiro museu vivo. Para garantir a saúde das espécies, tudo é supervisionado por nutricionistas e veterinários.

Faltam aterros sanitários no Brasil

Sexta-feira, 07/05/2010 - Jornal Nacional

Em 64% dos municípios brasileiros, todo o lixo produzido é jogado em terrenos que não passam por nenhum tipo de controle. Os lixões contaminam o solo e a água, além de representar risco à saúde.

Empresas e cidadãos investem no aumento de material reciclado

Quinta-feira, 06/05/2010 - Jornal Nacional

Com os programas de incentivo, uma rede de supermercados, quase 140 milhões de embalagens plásticas deixaram de ser usadas em um ano. Os consumidores engajados vão às compras com bolsas ecológicas.

Via Brasil faz expedição pelo Parque da Serra do Itapeti (SP)

Sexta-feira, 07/05/2010 - Via Brasil

Neste Via Brasil Especial, visite o Parque da Serra do Itapeti, com uma biodiversidade ainda desconhecida. A equipe da afiliada da Globo, a TV Diário de São Paulo, acompanhou um trabalho minucioso.

Fábricas adotam sistema que aproveitam 100% da água poluída em SP

Terça-feira, 04/05/2010 - Via Brasil

Empresa em Mogi das Cruzes já percebeu que desperdiçar água é não planejar o futuro. Toda água usada na fábrica é retirada de um canal e antes de retornar à natureza, ela recebe tratamento especial.

Projeto Fábrica Verde leva esperança de emprego em SP

Terça-feira, 04/05/2010 - Via Brasil

A jardinagem das praças da cidade são restauradas com ajuda dos voluntários. O trabalho é parte do treinamento dos futuros jardineiros que estudam no Projeto Fábrica Verde, no Parque Villa-Lobos.

Pesquisadores da Fiocruz questionam medição da qualidade da água

Quinta-feira, 06/05/2010 - Bom Dia Brasil

De acordo com a pesquisa, que durou três anos, foi constatada a presença de vírus na água. Pelo método atual, só seria possível verificar se há bactérias.

Número de livros feitos de plástico reciclável cresce no Brasil

Quarta-feira, 05/05/2010 - Cidades e Soluções

Livros com selo verde ou feitos de papel reciclado geram menos impacto ao meio ambiente. A novidade agora são os livros feitos de plástico reciclável. Veja como funciona essa tecnologia 100% nacional.

Projeto prevê recuperação de nascentes no sertão de Alagoas

Quarta-feira, 05/05/2010 - Globo Rural

O projeto de recuperação das nascentes leva esperança para os moradores de Palmeira dos Índios. A sujeira e poluição é fruto dos maus hábitos da população e por outros fatores.

Medicina genética ajuda na cura de problemas hereditários

Segunda-feira, 03/05/2010 - Bom Dia Brasil

A técnica tem ajudado na cura de problemas hereditários. Doenças como glaucoma e catarata podem ser tratados desde cedo, evitando complicações ao longo do tempo.

Matas de Brunei escondem o curioso macaco narigudo

Sexta-feira, 09/04/2010 - Glogo Reporter


O nariz grande desta raça serviria para atrair a fêmea. Como a maioria dos macacos, os narigudos são tímidos. Eles são elegantemente desajeitados.

Amazônia atrai também pesquisa de animais pré-históricos

Sexta-feira, 23/04/2010 - Globo Reporter

O que hoje é a grande Floresta Amazônica era uma região de vegetação rasteira como o cerrado do Brasil central ou a savana africana, um espaço livre para animais gigantes.

Amazônia tem maior reservatório subterrâneo de água do planeta

Sábado, 01/05/2010 - Jornal Hoje

Debaixo da terra existem lagos gigantes que são chamados de aquíferos. O aquífero alter chão já era conhecido dos cientistas. Eles apenas não sabiam que era tão grande.

INPA decifra mistérios da Floresta Amazônica

Sexta-feira, 30/04/2010 - Jornal das 10

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia é uma referência mundial em biologia tropical e tem como desafio conseguir que o conhecimento ajude a mudar a realidade dos povos da floresta.

Ciência pode salvar peixe gigante da extinção

Sexta-feira, 30/04/2010 - Bom Dia Brasil

Apesar do tamanho, o peixe gigante é dócil, e torna-se presa fácil para os predadores. E a ciência vai ajudar a identificar a carne do animal por teste de DNA. Assim, a fiscalização ficará mais fácil.

Aves se refugiam no Atol das Rocas

Quinta-feira, 29/04/2010 - Globo Mar

Depois de enfrentar muitos problemas, Mariana Ferrão e sua equipe chegam ao Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte. Apenas estudiosos e pessoas autorizadas pelo Ibama podem ir lá.

Ave rara é avistada em Uberlândia

Sexta-feira, 30/04/2010 - Bom dia minas

Urutau, conhecido como ave-fantasma, se alimenta de insetos e dificilmente é encontrado em ambientes urbanos. As penas cinzas fazem o pássaro se confundir com galhos e folhas.