Reportagem - Busca por:

Óleo doméstico pode virar sabão

Segunda-feira, 30/08/2010 - Bom Dia Rio

Cada litro derramado na pia de casa contamina um milhão de litros de água. Mas é possível reciclar esse óleo e ajudar o meio ambiente. Um especialista mostra as vantagens da coleta seletiva.

Corinthians apresenta o projeto ecológico Timão do Povo

Sexta-feira, 27/08/2010 - SporTVNews

Cada vez que o clube entra em campo ou marca um gol, cem árvores são plantadas. O atacante Dentinho é um dos patronos da campanha e já contribuiu com 900 mudas.

Bichos e plantas também sofrem com estresse

Sexta-feira, 27/08/2010 - Globo Repórter

Animais recebem tratamentos especiais e estímulos alimentares para tornar a rotina menos estressante. Plantas, quando estressadas, produzem hormônios que ajudam na cura de doenças infantis.

Projeto Tamar há 30 anos tenta retirar a tartaruga-marinha da lista de extinção

Sábado, 28/08/2010 - Via Brasil

Um trabalho difícil que começa com a educação ambiental entre as crianças e adultos da Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os biólogos e técnicos do Tamar explicam tudo os jovens curiosos.

Alta concentração urbana na capital paulista provoca o fenômeno ilha de calor

Quinta-feira, 26/08/2010 - Jornal das Dez

A ilha de calor tem solução e pode ser evitada. Em Guarulhos, a lei prevê o plantio de árvores, por tempo indeterminado, nas áreas mais quentes da cidade.

Conheça a cidade das orquídeas

Quinta-feira, 26/08/2010 - Bom Dia Brasil

Uma moradora conta que há 20 anos foi feita uma gincana com várias atividades. Entre elas, estava a tarefa de plantar mudas de orquídea. Atualmente, são 340 mil mudas que crescem junto com as árvores.

Zoológicos de Telaviv sofre com superpopulação de hipopótamos

Quarta-feira, 25/08/2010 - Jornal Hoje

A população de hipopótamos do local cresceu tanto que obrigou a instituição a exportar os animais. Imagens noturnas mostram como eles são anestesiados para serem levados para outros países.

Estados brasileiros sofrem com queimadas

Domingo, 22/08/2010 - Fantástico

O Fantástico traçou o mapa de um país em chamas. O clima seco facilita o surgimento dos focos de incêndio em diversas áreas do território nacional. Há suspeitas de algumas queimadas criminosas.

Exaustores eólicos ganham versão com iluminação de ambientes

Domingo, 22/08/2010 - PEGN

O novo modelo de exaustor, instalados em telhado de fábricas, promete refrescar o ambiente, remover o mofo e o mau-cheio, e iluminar o local, sem gastar energia.

Homem é o maior responsável por incêndios no Cerrado

Sábado, 21/08/2010 - DFTV 1ª Edição

Entre os motivos dos incêndios, estão os efeitos da natureza, como os raios. Mas, na maioria dos casos, a ação humana omo prática agrícola em áreas rurais é a principal causa.

Cientistas provocam incêndios para saber como as florestas se recuperam

Sexta-feira, 20/08/2010 - Jornal Nacional

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e uma entidade americana fizeram uma queimada, autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. O objetivo é saber o comportamento da mata.

Cresce o número de lhamas na Argentina

Sexta-feira, 13/08/2010 - Pelo Mundo

O animal contribui no transporte de cargas, na produção de lã, do couro e compõe há muito tempo os pratos da culinário da Cordilheira dos Andes. Agora, a carne da lhama está na mira dos criadores.

Grupo de pesquisadores colhe dados sobre a vida marinha

Sexta-feira, 20/08/2010 - Pelo Mundo

O censo da vida marinha, feito por 360 pesquisadores de todas as regiões do mundo, tem o objetivo de descobrir quantas e quais espécies, animais e vegetais, vivem nos oceanos.

Esquilos vermelhos ganham espaço de proteção no Reino Unido

Sexta-feira, 20/08/2010 - Pelo Mundo

Os esquilos vermelhos são protegidos no Parque da Vida Selvagem, em Lingflied, Surrey. O pequeno roedor desapareceu na região sul e está em extinção na parte norte da Grã-Bretanha.

ONU lança década de combate à desertificação

Quarta-feira, 18/08/2010 - Edição das Dez

Processo atinge 15% do território brasileiro, em sete estados. Secretário de desenvolvimento sustentável fala sobre os desafios de redução da desertificação no país.

Conheça o trabalho dos catadores de lixo

Quinta-feira, 19/08/2010 - MGTV 1ª Edição

Embora ainda seja pouco, é uma transformação que começa com os catadores de materiais recicláveis. Trabalhadores que conquistaram o respeito da sociedade.

Grande parte do lixo ainda não tem destino correto no Brasil

Quarta-feira, 18/08/2010 - Bom Dia Brasil

O Rio só tem uma usina de reciclagem e compostagem de lixo. No local, o lixo que pode ser reciclado é separado. Em quatro anos, nenhuma cidade vai poder jogar lixo reciclável em aterros.

Aumento de queimadas no Brasil opõe especialistas e autoridades

Terça-feira, 17/08/2010 - Jornal Nacional

Segundo Alberto Setzer, pesquisador do Inpe, as queimadas seriam criminosas e causadas por falta de fiscalização. Mas a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, discorda da afirmativa.

Pesquisadores investigam morte de pinguins na Região dos Lagos

Quarta-feira, 18/08/2010 - Bom dia Rio

tem se tornado comom nesse inverno o aparecimento de pinguins mortos na Região dos Lagos. Já foram mais de 150 nos úlitmos 30 dias.

Sobrevoo confirma problemas ambientais na bacia hidrográfica do Rio

Terça-feira, 17/08/2010 - Edição das Dez

Muita gente diz que o Rio visto de cima é ainda mais bonito. Mas em meio aos cartões postais, exemplos de descaso com o ambiente. Lagoas tomadas pelo esgoto e manchas no mar são motivo de preocupação.

Herança genética

Terça-feira, 17/08/2010 - Alternativa: Saúde

A geneticista Lygia Pereira da Veiga explica até que ponto os genes determinam nossas características.

Saídas para minimizar os impactos da presença do lixo

Terça-feira, 17/08/2010 - G1

Quando resíduos sólidos são descartados de forma inadequada, eles geram um problema ambiental e favorecem a proliferação de vetores de doenças. Veja soluções para o descarte final desse lixo.

Biólogo identifica problemas ambientais no Rio de Janeiro

Segunda-feira, 16/08/2010 - Jornal das Dez

Durante um voo de helicóptero, o biólogo Mário Moscatelli identifica o lançamento de esgoto na Lagoa da Tijuca, que, segundo ele, está agonizando.

Santuário ecológico de Mato Grosso do Sul é destino turístico de pescadores

Sexta-feira, 13/08/2010 - Jotnal Hoje

A cidade escolhida para a viagem desta sexta-feira (13) é Corumbá, em Mato Grosso do Sul. No período de cheia, o rio transborda e o turista vê um cenário bem diferente.

Material escolar pode ser ecológico?

Quarta-feira, 11/08/2010 - Cidades e Soluções

Descobrimos no mercado alguns produtos usados nas escolas, universidades e escritórios que respeitam o meio ambiente. Conheça as fábricas e lojas que resolveram investir em sustentabilidade.

Ipês florescem e mudam a paisagem de Poços de Caldas

Quarta-feira, 11/08/2010 - Bom Dia Minas

A árvore-símbolo nacional dá flores entre junho e setembro. A cor amarela é a mais comum entre a espécie. A madeira é resistente e durável.

Lei prevê troca de sacolas plásticas por outras

Terça-feira, 10/08/2010 - Bom Dia Rio

A Secretaria do Ambiente quer reduzir até o fim de ano em 30% o volume de sacolas plásticas utilizadas nos supermercados. O consumidor que encontrar alguma loja que não cumpra a medida deve denunciar.

Inglês se torna o primeiro homem a percorrer todo o Rio Amazonas

Segunda-feira, 09/08/2010 - Jornal Da Globo

Ed Stafford, 34 anos, ex-capitão do Exército britânico percorreu a pé e de bote inflável todo o trajeto do Rio Amazonas. Ele levou 859 dias para conseguir abraçar o Atlântico.

Veneno de aranha e escorpião ajuda a combater a pressão arterial

Sexta-feira, 18/06/2010 - Globo Reporter

No veneno da aranha armadeira, outra surpresa. Ele também pode facilitar a ereção, ao contrário da maior parte dos medicamentos anti-hipertensivos, que causam a impotência.

Fósseis de dinossauros são encontrados em diversas regiões do Brasil

Sexta-feira, 06/08/2010 - Jornal Das Dez

Os fósseis de dinossauros mais antigos encontrados no mundo foram descobertos no Brasil. Essa e outras descobertas recentes sugerem a hipótese de que os diossauros tenham surgido na América do Sul.

Terra de Minas te convida para uma trilha na Serra de São José

Sábado, 07/08/2010 - Terra de Minas

A Serra de São José emoldura a cidade de Tiradentes e é um ponto de referência no cenário histórico. O lugar é cheio de espécies de árvores e águas cristalinas.

Lixo orgânico é transformado em adubo por rede de supermercados no RJ

Quarta-feira, 04/08/2010 - Cidades e Soluções

A atitude inovadora contribui para dimunuir os lixos nos aterros sanitários. Os resíduos orgânicos são coletados e transformados em ricos nutrientes para o solo.

Conheça o pirarucu, o maior peixe da Amazônia

Quarta-feira, 04/08/2010 - Jornal Hoje

O pirarucu foi tão perseguido que quase desapareceu. Em Mamirauá, uma das maiores reservas de vida selvagem do Brasil, o gigante está de volta.

Bióloga atacada por jacaré na Amazônia luta pela preservação da espécie

Terça-feira, 03/08/2010 - Em Cima Da Hora

Deise Nishimura deixou São Paulo para viver numa casa flutuante dentro de uma reserva ecológica. Em um momento de distração, ela foi atacada por um jacaré com mais de quatro metros.

Nathalia Cardoso Pinho explica os resíduos sólidos

Quarta-feira, 04/08/2010 - G1

A classificação dos resíduos sólidos é feita pela origem ou pela finalidade. Quanto a origem, o lixo pode ser urbano, industrial, hospitalar ou rural.

Saiba mais sobre animais peçonhentos

Terça-feira, 03/08/2010 - Bom Dia Minas

Picadas de escorpião, aranha, cobra. O número de acidentes com animais peçonhentos cresceu 33% nos últimos seis anos no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde.

Jacarés se multiplicam no Solimões e assustam ribeirinhos

Terça-feira, 03/08/2010 - Jornal Hoje

Deise Nishimura deixou São Paulo para viver numa casa flutuante dentro de uma reserva ecológica na Amazônia. A bióloga paulista demonstrou coragem e superação ao enfrentar o maior predador do Brasil.

Lula sanciona a lei do lixo

Segunda-feira, 02/08/2010 - Jornal Das Dez

A nova regulamentação muda o tratamento, a coleta e o destino dos resíduos sólidos no país. Lixões estão proibidos e cooperativas vão ser estimuladas.

Iniciativa ecologicamente correta muda a rotina de moradores da Barra

Segunda-feira, 02/08/2010 - Bom Dia Rio

Há três anos, os moradores de um condomínio da Barra da Tijuca fazem coleta seletiva do lixo. Veja quais são os benefícios de atitudes como essa para o meio ambiente.

Prefeitura quer construir aterro sanitário em Seropédica

Terça-feira, 03/08/2010 - RJTV 1ª Edição

A construção do novo aterro está parada na Justiça. O município de Seropédica tem uma lei que impede a obra. Além disso, há um reservatório de água doce na região.

Hospital das Clínicas recebe chapas de raio X para reciclagem

Domingo, 01/08/2010 - Antena Paulista

Materiais da chapa, o acetato e a prata, são nocivos para o meio ambiente. Empresas transformam o raio X em embalagens e em prata granulada.

Cerejeiras embelezam Parque do Carmo, na Zona Leste da capital

Domingo, 01/08/2010 - Antena Paulista

Foram plantados 800 novos pés e o local transformou-se no segundo maior jardim da espécie, fora do Japão. Esta é a flor nacional japonesa, símbolo de amizade, esperança e renovação.

Câmera de segurança em Vitória (ES) flagram a rotina de um passarinho

Sábado, 31/07/2010 - Jornal Hoje

As imagens começaram quando a rolinha ainda construía o ninho. O nascimento dos filhotinhos também foi registrado pela câmera. A rolinha virou mania entre os clientes da loja.