Reportagem - Busca por:

Plantas precisam ser testadas antes de virarem remédios

Domingo, 26/09/2010 - Fantástico

Os laboratórios transformam as plantas em extratos, mas algumas dessas substâncias podem ser tóxicas. No entanto, muitos estudos com fitoterápicos acabam na fase de pré-clínica

Jardim Botânico inaugura exposição de orquídeas

Sexta-feira, 24/09/2010 - Bom Dia Rio

Os visitantes encontrarão uma enorme variedade de orquídeas. Elas vieram de várias partes do planeta. Especialista fala sobre o assunto.

Coleta seletiva não funciona como deveria

Segunda-feira, 27/09/2010 - Bom Dia DF

Alexandre Borsato, do Lago Norte, filmou o momento em que o caminhão de coleta mistura o lixo que havia sido separado pelos moradores. Em todo DF, menos de 5% do lixo é recolhido separadamente.

Amizade entre homem e crocodilo vira atração turística na Costa Rica

Terça-feira, 28/09/2010 - Jornal Hoje

A amizade entre o pescador e o animal começou há 20 anos, quando o crocodilo levou um tiro no olho e foi salvo pelo pescador, que lhe deu comida, remédios e até dividiu a cama com ele.

Pintas do tubarão-baleia funcionam como impressões digitais

Sexta-feira, 10/09/2010 - Globo Reporter

O biólogo Brad Norman estuda há 15 anos os tubarões-baleia que passam por Ningaloo Reef. Ele diz que incentivar as pessoas a nadar com eles pode ser mais lucrativo do que matá-los.

Queimadas trazem prejuízos a Minas Gerais

Terça-feira, 07/09/2010 - Bom Dia Minas

Reservas, parques e fazendas foram destruídos pelo fogo nos últimos meses, no estado. Veja entrevista com o biólogo Edmar Monteiro, gerente do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça.

Cupim é atraído pela umidade

Segunda-feira, 30/08/2010 - Jornal Hoje

Biólogo dá dicas para perceber os sinais como alterações nos móveis, como pó amarelo, descamação ou estufamento. Insetos podem se infiltrar entre azulejos, em arquivos ou até em altares de igrejas.

Biólogo explica os cuidados com escorpiões

Domingo, 29/08/2010 - Globo Rural

É importante usar barreiras físicas, em portas e janelas, por exemplo. Vedar os ralos porque eles se alojam nos sistemas de esgoto atrás de baratas.

Proteína do milho pode substituir o plástico

Quarta-feira, 22/09/2010 - Globo Rural

Pesquisadores de São Paulo querem produzir um substituto para o plástico a partir de uma proteína do milho. Os primeiros testes foram animadores.

Fazenda aposta na educação ambiental em MG

Terça-feira, 21/09/2010 - Globo Rural

Uma fazenda em Paraopeba, na região central de Minas Gerais, aposta na educação ambiental como forma de renda para sustentar a propriedade. Com isso, é possível preservar a mata nativa.

Conheça o trabalho de recuperação das matas feito por um fazendeiro

Domingo, 19/09/2010 - Globo Rural

Há quase 30 anos ele começou a recuperar as matas em volta das nascentes da propriedade. Marco Túlio Paolinelli documentou todo o trabalho com fotos.

Mutação na bananeira não é prejudicial

Domingo, 19/09/2010 - Globo Rural

Seu Zizito Teixeira mandou uma foto de um cacho de banana com duas cores. A explicação, segundo o agrônomo Chukichi Kurozawa, consultor do Globo Rural, é uma mutação genética conhecida como quimera.

Casos de superbactéria global são registrados nos EUA e no Canadá

Sexta-feira, 17/09/2010 - Em Cima da Hora

A superbactéria encontrada em três estados americanos e duas províncias canadenses já é um problema de saúde na Índia. Mas o número de mortos e desconhecido porque não há um centro de monitoramento.

Hoje é dia do Rio Tietê

Quarta-feira, 22/09/2010 - Bom Dia São Paulo

No interior, as águas são limpas e cristalinas, uma atração para os turistas. Já na capital, o Rio Tietê ainda requer limpeza e cuidados.

Passeio de bicicleta lembra da importância do transporte sustentável no Rio de Janeiro

Domingo, 19/09/2010 - Em Cima da Hora

A chuva deu trégua e quase 20 mil pessoas pedalaram na capital fluminense. O presidente da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro fala sobre o assunto.

Jogo sustentável

Época Negócios

Jogos de tabuleiro voltam a ganhar espaço nas empresas como ferramentas lúdicas que auxiliam as práticas de inovação e os projetos de sustentabilidade

Pesquisa analisa DNA de peixes da Amazônia

Domingo, 19/09/2010 - Jprnal das Dez

O Inpa recebeu reconhecimento internacional com as pesquisas em genética. Os cientistas analisaram o DNA de peixes da Amazônia, especialmente bagre, gramutaba, piraíba e dourada.

Número de baleias encalhadas no litoral brasileiro preocupa especialistas

Domingo, 19/09/2010 - Fantástico

As baleias estão aparecendo na costa brasileira em quantidade recorde. O problema é que muitas delas acabam encalhando nas praias. Só este ano, foram 77, o número mais alto de todos os tempos.

Animais machucados são tratados e devolvidos à natureza

Sexta-feira, 17/09/2010 - Jornal da Globo

Ambientalistas do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande soltaram bichos marinhos que foram tratados por cinco meses. Eles tiveram a ajuda do Exército.

ABC da Amazônia: Barreiro das Antas

Sexta-feira, 17/09/2010 - Globo Amazônia

O Barreiro das Antas, junto ao Parque Nacional da Serra da Cutia, em Rondõnia, tem cerca de 900 m². Nos meses de cerca é fácil ver pegadas de antas, porcos e veados.

Chimpanzé do Zoonit se aventura nas artes

Quinta-feira, 16/09/2010 - G1

Jimmy é um chimpanzé conhecido no Zoológico de Niterói. Atualmente, ele está chamando ainda mais atenção dos visitantes. Com pincéis, cartolinas e tintas coloridas, Jimmy se diverte muito.

Começa a exposição anual da Associação Paulista de Orquidófilos

Sexta-feira, 17/09/2010 - Bom Dia São Paulo

Vai ser aberta nesta sexta-feira (17) a exposição anual da Associação Paulista de Orquidófilos. Mais de 10 mil orquídeas estão à venda, por preços a partir de R$ 8.

Escolas oferecem capacitação para os professores e educação ambiental

Sexta-feira, 10/09/2010 - Ação

Para multiplicar os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, as ações na região de Embu, na Grande SP, envolvem as escolas públicas.

Exame que detecta anomalias no bebê será testado no Brasil

Terça-feira, 14/09/2010 - Jornal das Dez

Pesquisadores brasileiros vão começar a usar um teste para fazer um sequenciamento de DNA de gestantes e de seus bebês. A previsão é de que o exame esteja disponível ao público em 2011.

Incêndios criminosos matam animais e destróem a vegetação

Segunda-feira, 13/09/2010 - DFTV 1ª Edição

O cerrado está sem chuva há 108 dias. Com a vegetação seca, as queimadas avançam com facilidade. São cerca de 35 incêndios por dia, muitos deles são criminosos.

Segunda-feira, 13/09/2010

Segunda-feira, 13/09/2010 - Bom Dia Rio

Esdras Laureano, um aposentado de 88 anos, descobriu, depois da aposentadoria, um talento: ele é capaz de desenvolver utilidades domésticas com garrafas pet.

Orfanato de cangurus faz sucesso no deserto australiano

Sexta-feira, 10/09/2010 Globo Reporter

Os cangurus fazem parte da vida dos australianos. Instituições como num orfanato destes animais são cada vez mais comuns. Os filhotes são abrigados quando perdem as mães em acidentes.

S.O.S Mais Pet: você sabe qual a diferença entre tartarugas, cágados e jabutis?

Terça-feira, 07/09/2010 Mais Você

Veterinário Marcio Bernstein tira essa e outras dúvidas

Saiba como grandes empresas estão reduzindo a emissão de gases estufas no Brasil

Quarta-feira, 08/09/2010 - Cidades e Soluções

Em 2009, num encontro histórico, algumas das principais empresas do Brasil assumirem voluntariamente o compromisso de reduzir suas emissões de gases estufa. O Cidades e Soluções mostra o que mudou.
Terça-feira, 07/09/2010 - DFTV 1ª Edição

Muitas vezes os bichos chegam machucados, mas depois de tratados, eles superam os traumas e voltam para casa. A equipe trabalha muito e é comum receber até sete pacientes por dia.

Professora de biologia fala sobre inversão térmica

Terça-feira, 07/09/2010 - G1

A professora Nathalia Cardoso Pinho mostra como efeitos da poluição atmosférica podem ser agravados pelo fenômeno da inversão térmica. Confira a dica.

Objetos reciclados podem dar charme especial à decoração

Sábado, 04/09/2010 - Via Brasil

Laços de cetim, vasos de barro e garrafas reaproveitadas podem formar belos arranjos florais. A louça da vovó ou do enxoval também compõe bem a decoração. Latas de leite em pó são outra alternativa.

Parque Nacional da Amazônia recebe muitos turistas estrangeiros

Sábado, 04/09/2010 - Via Brasil

A riqueza da fauna e da flora do local encanta os turistas, principalmente europeus e americanos. O parque fica em Itaituba, a mil quilômetros de Belém, e reúne mamíferos, peixes e aves em extinção.

Animais fogem de áreas queimadas por causa da seca

Sexta-feira, 03/09/2010 - Jornal Hoje

Apenas em agosto, foram mais de 28 mil focos de incêndio no país, de acordo com o Inpe. O fogo expulsa os bichos das regiões de proteção ambiental e causa a morte de muitas espécies.

Macacos perdem o pudor em Maringá, no Paraná

Segunda-feira, 06/09/2010 - Bom Dia Brasil

Eles podem até ser bonitinhos, mas a convivência não é nada recomendada. Na cidade de Maringá, no Paraná, os macacos perderam o pudor. Resolveram tirar a tranquilidade dos moradores.

Ruas de Maringá estão floridas com o ipê branco

Quinta-feira, 02/09/2010 - Bom Dia Brasil

Em pleno inverno, as flores brancas espalham a beleza por toda a cidade. A paisagem é um alívio na rotina dos moradores da cidade. A florada dura só quatro ou cinco dias.

Zoológico se adapta para enfrentar a seca

Terça-feira, 31/08/2010 - DFTV 1ª Edição

Vários viveiros foram adaptados com umidificadores, como o borboletário e o espaço das cobras e dos macacos. Os elefantes ganham picolés gigantes de frutas e verduras. Esquema mantém os animais vivos.