Reportagem - Busca por:

Sérgio Abranches comenta o Protocolo de Nagoya sobre diversidade

Sexta-feira, 29/10/2010 - Jornal das Dez

O cientista político Sérgio Abranches afirmou que, como o acordo de Copenhague, o Protocolo de Nagoya tem várias pendências. Mas ele elogiou a criação da medida para que os governos façam algo.

Veleiro francês vai estudar a vida dos oceanos

Sexta-feira, 29/10/2010 - Bom Dia Brasil

O veleiro foi adaptado para ser um laboratório científico flutuante. Ele transporta uma equipe de cientistas numa viagem que vai durar três anos. Depois de um ano, o barco fez escala no Rio.

Cresce número de podutos certificados no Brasil

Quinta-feira, 28/10/2010 - Jornal das Dez

A crescente preocupação dos consumidores brasileiros com a qualidade está mudando o comportamento das empresas que estão adotando a certificação ambiental na hora da vender os produtos.

Pesquisadores tentam descobrir o motivo das mortes de baleias na costa brasileira

Terça-feira, 26/10/2010 - Jornal Nacional

O mistério mobiliza biólogos e ambientalistas. O caso mais recente foi em Búzios, no Rio de Janeiro. Desde segunda-feira (25), bombeiros e voluntários tentam salvar uma baleia encalhada na praia.

Novas espécies da Amazônia são apresentadas em conferência

Segunda-feira, 25/10/2010 - Jornal da Globo

No Japão, em um encontro sobre biodiversidade nesta terça-feira (26), será apresentado um relatório com novas espécies encontradas na Amazônia. Entre elas, há seis novos macacos descobertos no Brasil.

Conheça a maior fábrica de plástico verde em escala industrial do mundo

Quarta-feira, 20/10/2010 - Globo Cidades e Soluções

No Rio de Janeiro, o papel-semente, de produção quase artesanal e que pode ser, literalmente, plantado, ganha cada vez mais espaço no mercado de etiquetas e em projetos de conscientização ambiental.

Moradores da 306 Norte dão exemplo de cidadania

Sábado, 23/10/2010 - DFTV 1ª Edição

As familias da quadra do Plano Piloto se uniram e reciclam óleo de cozinha e garrafas PET. Com a iniciativa, os moradores não contaminam o meio ambiente e preservam a rede de esgoto.

Pesquisas brasileiras ajudam a melhorar o diagnóstico e o tratamento do câncer

Quinta-feira, 21/10/2010 - Jornal da Globo

Cientistas da USP pesquisam maneiras de identificar o câncer de próstata mais cedo e definir quais pacientes precisam fazer a biópsia. No Hospital das Clínicas, a alta tecnologia ajuda no diagnóstico

Conheça o programa de reaproveitamento de árvores em Santo André (SP)

Domingo, 24/10/2010 - Antena Paulista

Dos mais de 300 pedidos de retirada de árvores que a prefeitura recebe por mês, aproximadamente 80 são atendidos. Galhos das árvores que foram podadas se transformam em adubo para jardins municipais.

Conheça a Usina de Itatinga em Bertioga

Domingo, 24/10/2010 - Antena Paulista

Ao pé da Serra do Mar, há dez quilômetros do centro de Bertioga, é onde está localizada a Usina de Itatinga. A energia gerada é suficiente para abastecer uma cidade com 400 mil habitantes.

Projeto vai ensinar cariocas a usar sacolas plásticas com responsabilidade

Sexta-feira, 22/10/2010 - Bom Dia Rio

Uma lei em vigor desde julho do ano passado determina que sacolas plásticas sejam retiradas de circulação em, no máximo, três anos. Mas a medida ainda não pegou entre os consumidores.

Aprenda a criar um jardim vertical aproveitando latas

Sexta-feira, 22/10/2010 - Bom Dia São Paulo

Que tal criar um espaço especial em casa, cheio de flores e plantas? Pode ser um jardim com latas, daquelas que a gente joga fora todos os dias. Um restaurante criou um ambiente destes.

Programa treina funcionários de supermercados para reduzir consumo de sacolas plásticas

Quinta-feira, 21/10/2010 - Jornal das Dez

No Rio de Janeiro, foi lançado um programa nacional de representantes da indústria de plástico e do setor de supermercados, para reduzir o uso de sacos plásticos no país. Um novo modelo foi divulgado

Saiba mais sobre o canto das cigarras

Sábado, 23/10/2010 - Jornal Hoje

O tom do canto varia de acordo com a espécie de cigarra. Os machos cantam para conquistar as parceiras. Os animais só cantam e voam depois de adultos. Elas costumam morrer após a reprodução.

Família de micos se diverte sobre fios no Lago Sul

Sábado, 23/10/2010 - DFTV 1ª Edição

O flagrante foi feito no meio da cidade e enviado para o VC no DFTV. Marcelo Gomes ficou impressionado quando viu os micos brincando sobre os fios de energia elétrica.

Ônibus elétricos começam a circular pelas ruas

Quarta-feira, 20/10/2010 - Bom Dia Brasil

Os veículos com a nova tecnologia, bem menos barulhenta, serão testados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Os motores elétricos lançam menos gases tóxicos no ambiente.

Cafezais do sul de Minas Gerais estão investados de cigarras

Quarta-feira, 20/10/2010 - Globo Rural

Durante a época de acasalamento, os insetos prejudicam a absorção dos minerais pelos pés de café. O defensovi agrícola é considerado o melhor método para combater a infestação.

Experiências marcam a Semana Nacional de Tecnologia na Cinelândia

Segunda-feira, 18/10/2010 - RJTV 1ª Edição

Em uma tenda montada na Cinelândia, estão expostos os resultados de várias pesquisas feitas para estimular o desenvolvimento sustentável do planeta. Veja algumas experiências.

Parque Nacional do Iguaçu mostra o que restou da Mata Atlântica no Paraná

Segunda-feira, 18/10/2010 - Bom Dia Brasil

Em um dos passeios, os visitantes caminham pelas matas que cercam as cachoeiras. A trilha pode ser feita a pé ou de bicicleta. Passeio de barco apresenta os animais que ficam nas margens do rio.

Biólogo explica a dimensão econômica da biodiversidade

Segunda-feira, 18/10/2010 - Jornal das Dez

Angelo Augusto Santos também fala sobre sua expectativa sobre a COP-10, encontro entre 192 países que vão definir metas de preservação ambiental para 2020.

Cientistas registram o código genético de todos os peixes do Rio São Francisco

Segunda-feira, 18/10/2010 - Jornal Nacional

Os peixes do rio, em Minas Gerais, estão passando por exames de DNA. O trabalho vai ajudar no repovoamento do Velho Chico com peixes de espécies nativas que já estavam desaparecendo de alguns trechos.

Aranhas e tarântulas também podem ser bichos de estimação

Sexta-feira, 15/10/2010 - Pelo Mundo

Uma exposição de aranhas caranguejeiras e tarântulas na Austrália mostra que o perigo é pura lenda. Esses bichos que causam tanto medo não produzem toxinas nocivas ao ser humano

Demônios da Tasmânia estão em extinção

Sexta-feira, 15/10/2010 - Pelo Mundo

Uma doença contagiosa vem acabando com a população de demônios. Para tentar preservar a espécie, está sendo construído um grande cercado de proteção no norte da Austrália.

Cientistas usam células-tronco para tentar restaurar nervos danificados

Segunda-feira, 11/10/2010 - Jornal da Globo

Em Atlanta, nos EUA, uma pessoa que teve um ferimento recente na medula e perdeu os movimentos nas pernas receberá células-tronco. O tratamento foi bem sucedido em ratos, mas ainda é um teste.

Americanos fazem o primeiro tratamento de um paciente com células-tronco embrionárias

Segunda-feira, 11/10/2010 - Globo News em Pauta

Os EUA iniciaram o primeiro tratamento clínico de um paciente com lesão torácica com células-tronco embrionárias. Cientistas acreditam que, se der certo, será um marco na história da Medicina.

Brasil quer estender soberania de 350 milhas sobre o mar

Segunda-feira, 11/10/2010 - Jornal da Globo

Por causa do pré-sal, o governo está de olho na riqueza do subsolo oceânico. Boa parte dessa riqueza está na plataforma continental, que é a margem dos continentes submersa pelas águas do oceano

Conheça o Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais

Sexta-feira, 15/10/2010 - Jornal Hoje

O parque tem camping e restaurante. Na vila, há hotéis e pousadas. Quem visita o lugar pela primeira vez se encanta com dezenas de praias de água doce, que ficam cheias.

Começa o período de defeso do camarão no Norte e em parte do Nordeste

Sexta-feira, 15/10/2010 - Em Cima da Hora

Cerca de 138 mil pescadores vão receber seguro-desemprego durante os quatro meses em que é proibida a pesca de camarão com barcos motorizados. A restrição vale até o dia 15 de fevereiro

Conheça organizações que cuidam de animais abandonados

Sexta-feira, 15/10/2010 - Bom Dia DF

Os grupos recolhem animais de rua e tratam deles em clínicas veterinárias. Quando estão saudáveis, eles estão prontos para adoção. Os bichos também são vacinados enquanto esperam um novo dono.

Beija-flor faz ninho na saula de aula da escola estadual Salvador Rocco

Quarta-feira, 13/10/2010 - SPTV 2ª Edição

Alunos estão tendo aula prática de biologia na Zona Leste. A sala de aula foi adaptada aos visitantes. A diretora da escola transferiu as aulas na parte da tarde para dar sossego à família beija-flor.

Público do SWU responde o que é sustentabilidade

Quarta-feira, 13/10/2010 - G1

Nem todo mundo sabe o que significa a palavra, tão repetida durante o festival. Confira as respostas.

Ataques de javalis prejudicam produção rural em diversas partes do país

Quarta-feira, 13/10/2010 - Globo Rural

O animal se espalhou por vários estados. O javali tem o comportamento agressivo e não existia no Brasil até a década de 90. Caçadores da Argentina e Uruguai importaram o bicho.

Empresário transforma lixo em energia elétrica na Amazônia

Domingo, 10/10/2010 - Jornal das Dez

Produzir energia elétrica limpa no coração da Amazônia é o sonho de muita gente. Um empresário de Manaus está conseguindo isso através de uma biousina.

Obras de arte tratam da sustentabilidade no SWU

Domingo, 10/10/2010 - Jornal das Dez

Como o foco do SWU é sustentabilidade, obras que discutem a relação do homem com o meio ambiente estão espalhadas pelos 200 mil metros destinados ao festival em Itu (SP).

.‘Vigilantes do clima’ desvendam consequências do aquecimento global no Brasil

Domingo, 10/10/2010 - Fantástico

Uma equipe de cientistas gabaritados vai ajudar a entender o que acontece com a natureza no país. Os Vigilantes do clima investigam se a seca no centro do Brasil é causada pelo aquecimento Global.

Zoológicos de grandes cidades têm programas especiais para os animais

Sábado, 09/10/2010 - Via Brasil

O zoológico de São Paulo, maior do Brasil, é abrigo de quase quatro mil animais. É possível encontrar toda a estrutura para a reprodução dos animais ameaçados de extinção.

Reserva das Perobas, no Paraná, é o maior refúgio de animais silvestres do estado

Sábado, 09/10/2010 - Via Brasil

A área nativa se tornou unidade de conservação federal há quatro anos e é administrada pelo Instituto Chico Mendes. O maior desafio é manter o local longe dos predadores humanos

Conservação de búfalos

Domingo, 10/10/2010 - Globo Rural

Conheça os búfalos que integram o programa de conservação dos búfalos da Embrapa. Eles se reproduziram de maneira aleatória pela Ilha do Marajó.

Testes com células-tronco em paraplégicos começam a ser feitos na Bahia

Quarta-feira, 06/10/2010 - Jornal Nacional

Pesquisadores do Centro de Terapias Celulares do Hospital São Rafael, na Bahia, em parceria com a Fiocruz, farão testes com células-tronco em 20 paraplégicos. O objetivo é recuperar os movimentos

Aprenda a criar espaços verdes dentro de casa

Sexta-feira, 08/10/2010 - Bom Dia São Paulo

Quem mora na metrópole sabe o quanto é importante o espaço. Mas às vezes alguns metros quadrados são suficientes para criar um ambiente acolhedor com muitas plantas.

Conheça iniciativas pioneiras no Brasil que transformam lixo em insumo energético

Quarta-feira, 06/10/2010 - Cidades e Soluções

Cidades e Soluções desta quarta-feira (6), entrevista um dos maiores especialistas do mundo em térmicas a lixo, que mostra onde as usinas de biomassa a partir dos resíduos sólidos estão dando certo.

Filhotes são atração do Zoo do Rio

Sexta-feira, 08/10/2010 - Bom Dia Rio

Os pequenos animais são uma das atrações do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro neste feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Veterinário da instituição fala sobre o assunto.

Artista cria jardim suspenso sobre o Rio Tamanduateí

Quinta-feira, 07/10/2010 - SPTV 1ª Edição

A intervenção é do mexicano Hector Zamora. O objetivo é chamar a atenção para o crescimento desenfreado das cidades. A obra pode serv visitada até o dia 28 de novembro.

SP: flores comestíveis abrem novo espaço para negócios

Quinta-feira, 07/10/2010 - Globo Rural

O uso de flores na culinária está gerando renda para agricultores de Cerquilho. O plantio desse tipo de planta cresce a cada ano. Além do gosto diferente, as flores deixam a comida ainda mais bonita.

Sustentabilidade é o tema do festival SWU

Quarta-feira, 06/10/2010 - Bom Dia São Paulo

O evento, que acontece em Itu, terá três dias de música e propostas para melhoras o meio ambiente. Confira os números do festival.

Criador do bebê de proveta ganha o Nobel de Medicina

Segunda-feira, 04/10/2010 - Jornal Nacional

O britânico Robert Edwards ganhou o Nobel de Medicina por ter criado a fertilização in vitro. Desde 1978, foram mais de quatro milhões de bebês nascidos através desta técnica.

Uso de sacolas plásticas cai 20% em três anos

Terça-feira, 05/10/2010 - Jornal Nacional

Quem dispensa a sacola plástica pode usar caixas preferenciais numa rede de supermercados. Segundo o diretor do Instituto Nacional do Plástico, foram economizadas cerca de 3,9 bilhões de sacolinhas.

Conheça o porco moura

Quarta-feira, 06/10/2010 - Globo Rural

Apesar do pouco valor comercial, a raça auxilia pesquisas de melhoramento genético. Veja as características desse animal, que desperta interesse dos mercados europeu e japonês.

Pesquisadores anunciam resultados do primeiro censo da vida marinha

Terça-feira, 05/10/2010 - Jornal Nacional

Foram necessários dez anos de pesquisas em todos os oceanos e mais de 500 expedições. Milhares de novas espécies foram descobertas. Cientistas de mais de 80 países trabalharam no projeto.

Biólogos têm muitas oportunidades na área ambiental

Terça-feira, 05/10/2010 - G1

Além das tradicionais atividades clínicas e acadêmicas, área ambiental tem crescido. O biólogo Daniel Martins, do Centro de Recuperação Animais Silvestres da prefeitura de SP, comenta a profissão.

Animais selvagens no Domingão Aventura

Domingo, 03/10/2010 - Domingão do Faustão

João Paulo Krajewsky fala sobre tigres, leões e ligres. Saiba tudo no vídeo.

Pesquisadores desenvolvem duas variedades de cana em Araras

Segunda-feira, 04/10/2010 - Globo Rural

As duas novas variedades já foram colhidas, e agora estão sendo multiplicadas na Universidade Federal de São Carlos. Elas são consideradas mais rústicas e produtivas.

Gene da vespertilidade influencia no sono

Sexta-feira, 01/10/2010 - Bom Dia Brasil

A vespertilidade pode ser a responsável pelas muitas ou poucas horas de sono. Estudos mostram que a genética influencia no horário de dormir. Descansar de sete a oito horas seguidas é o fundamental.

Estudo mostra que poluição pode prejudicar a formação de fetos

Quinta-feira, 30/09/2010 - Jornal das Dez

Pesquisa apresentada num simpósio organizado pelo Hospital das Clínicas e pela Universidade de Medicina da USP mostra que, além de afetar a formação dos fetos, a poluição aumenta a chance de doenças.

Econegócios lucram com produtos diferenciados e sustentáveis

Domingo, 03/10/2010 - PEGN

Investimento em sustentabilidade gera bons resultados para micro empresários. A preferência do consumidor por soluções ecológicas vêm aumentando.

Conheça os balões ecologicamente corretos

Sábado, 02/10/2010 - Via Brasil

Os balões ecologicamente corretos têm as armações feitas de fibra e utilizam material biodegradável. Participantes de torneios de balões comentam curiosidades sobre os novos balões

Pássaros exóticos visitam a cidade de Cianorte (PR)

Sábado, 02/10/2010 - Via Brasil

Os pequenos tucanos coloridos são conhecidos como Araçarís e saem das florestas para as cidades à procura de comida. Em área urbana, os animais recebem carinhos especiais dos moradores.