Reportagem - Busca por:

Maricá quer transformar áreas verdes em unidades de conservação

Terça-feira, 22/02/2011 Globo Rural

Um projeto de lei pode garantir a preservação das matas na região metropolitana do Rio de Janeiro. Com isso, o município ganharia mais dinheiro do Governo Federal. A ideia também é estimular o turismo.

Subsecretária de Economia Verde-RJ fala sobre o papel do governo no meio ambiente

Segunda-feira, 21/02/2011 Jornal das Dez

Suzana Kahn Ribeiro afirmou que o governo deve sinalizar a importãncia dos recursos naturais para o seu desenvolvimento e que deve reordenar essa economia. Para ela, os países emergentes não devem crescer nos moldes antigos.

Exposição do Greenpeace mostra avanço do desmatamento em florestas no Brasil

Segunda-feira, 21/02/2011 Jornal das Dez

As fotos, que flagram a destruição ambiental, foram expostas em um shopping de São Paulo. A mostra pretende conscientizar o público para a importância da preservação das florestas.

ONU divulga estimativa do dinheiro para cuidar do meio ambiente

Segunda-feira, 21/02/2011 Jornal Nacional

Segundo o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, um investimento de 2% do PIB mundial daria para combater a pobreza e gerar um crescimento mais verde e eficiente. O relatório elogia a reciclagem no Brasil.

Supermercados vão parar de distribuir sacolas gratuitamente

Segunda-feira, 21/02/2011 Jornal Globo News

A prática de acumular sacolas plásticas em casa está com os dias contados, pelo menos, para quem não quiser gastar. Os consumidores estão sendo orientados a trocar o material por bolsas retornáveis ou caixas de papelão.

Projeto garante a reprodução de harpias em cativeiro

Terça-feira, 15/02/2011 Globo Rural

Um projeto de criação de harpias em cativeiro, desenvolvido em Foz do Iguaçu, aposta no isolamento das aves para garantir a reprodução. Os biólogos descobriram que a espécie gosta de privacidade

Índios e ambientalistas se unem para preservar tartarugas

Sábado, 19/02/2011 Jornal Hoje

No meio do Alto Xingu, há uma maternidade de pequenas tartarugas, chamadas tracajás. No local, os filhotes são tratados e só depois libertados na natureza. Os índios pediram ajuda à Embrapa e ao Instituto Chico Mendes para preservar os bichos.

Moradores lançam projeto Adote Uma Árvore no interior de SP

Sábado, 12/02/2011 Via Brasil

Preocupados com a falta de ar puro, os moradores de uma cidade do interior de São Paulo, lançaram o projeto Adote Uma Árvore. Além das ruas, as escolas de Campo Limpo Paulista estão mais verdes.

NY Times: Voluntários passeiam com animais selvagens em floresta da Bolívia (PORT)

Sábado, 12/02/2011 G1

Abrigo mantido por ONG em floresta boliviana reúne felinos, capivaras e macacos. Voluntários pagam U$S 10 para cuidar das feras. Eles as levam para passear como se fossem animais domésticos.

Nova lei quer regular o descarte de lixo eletrônico

Quinta-feira, 10/02/2011 Bom Dia Minas

Cada mineiro produz em média mais de um quilo de lixo eletrônico por ano

São Paulo recicla apenas 150 toneladas de lixo por dia

Quarta-feira, 09/02/2011 SPTV 1ª Edição

A cidade recolhe diariamente dez mil toneladas de lixo por dia e duas mil poderiam ser recicladas, mas na prática isso não acontece. Conscientizar essa ação na rotina das pessoas é o mais difícil.

Desaparecimento de abelhas intriga produtores de mel do país

Segunda-feira, 07/02/2011 Jornal Hoje

O mesmo fenômeno está acontecendo nos EUA. Em Santa Catarina, um grupo de cientistas se uniu para investigar o mistério que ficou conhecido como o colapso das colmeias.

Imagem em 3D mostra perna em fóssil de cobra

Terça-feira, 08/02/2011 - Globo Natureza

Animação mostra como foi extraída a imagem tridimensional dos ossos de uma perna no fóssil de uma cobra.

Ibama exibe a maior orquídea do mundo

Quarta-feira, 02/02/2011 DFTV 1ª Edição

A planta veio da Malásia para Brasília e é uma espécie rara ela está com quase três metros de altura e também é conhecida pela quantidade de flores, que vira um buque gigante.

Canal F mostra bastidores da reportagem especial sobre o lixo

Sexta-feira, 04/02/2011 Fantástico

No Fantástico deste domingo você vai uma reportagem especial sobre o lixo. Saiba como os brasileiros lidam com o assunto e assista também o teste do lixo nas praias.

Tubarão-baleia aparece perto da Praia de Boa Viagem

Domingo, 06/02/2011 Fantástico

O tubarão-baleia é o maior de todos os tubarões. O que apareceu tinha uns oito metros. Foi o primeiro da espécie a ser visto na região.

Domingão Aventura e o peixe elétrico

Domingo, 06/02/2011 Domingão do Faustão

Confira ó vídeo feito por um pescador que filmou um peixe elétrico atacando um jacaré.

"Mais Você" mostra como funciona um “prédio inteligente”

Segunda-feira, 07/02/2011 Mais Você

Num edifício inteligente tudo é pensado com o objetivo de combinar tecnologia e sustentabilidade. Há economia de água, energia e praticamente um terço de todo material usado na obra é reciclado

Empresas investem na produção de sacolas ecológicas

Domingo, 06/02/2011 Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Segundo pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, 60% dos brasileiros são a favor de lei para proibir uso de sacolas plásticas nos supermercados. As empresas aproveitam o bom momento e ampliam produção

Espécie de planta carnívora é descoberta no Camboja

Sexta-feira, 04/02/2011 Pelo Mundo

A planta mal foi descoberta e já está ameaçada pela construção de um hotel. Ela se chama Nepenthes bokorensis, e na entranha de sua folha, há um líquido doce para atrair e digerir as vítimas.

Globo Natureza: Ikpengs

Sexta-feira, 04/02/2011 Globo Natureza

No Parque Indígena do Xingu, os índios Ikpengs ajudam a recuperar matas ciliares destruídas pelo avanço das lavouras. Eles coletam sementes de árvores nativas e vendem para os fazendeiros.

Especialistas debatem prós e contras da Usina Belo Monte, na Amazônia

Quinta-feira, 03/02/2011 - Espaço Aberto

A construção da hidrelétrica se tornou um dilema. Seus defensores dizem que é uma energia renovável, limpa, enquanto os críticos afirmam que sua localização pode causar danos ao meio ambiente.

Alimentos transgênicos geram polêmica sobre efeitos à saúde e ao meio ambiente

Quarta-feira, 02/02/2011 Cidades e Soluções

Enquanto parte da comunidade científica afirma que os alimentos modificados não são seguros, defensores citam vantagens para a economia. Será que os brasileiros sabem o que os transgênicos significam?

Globo Natureza: Rio Capibaribe

Sexta-feira, 28/01/2011 Globo Natureza

Mais do que um cartão-postal do Recife, o Rio Capibaribe é um símbolo de Pernambuco. Com suas belezas, seus problemas e sua diversidade dá vida para muitas regiões.

Estradas são de água na Amazônia

Quarta-feira, 02/02/2011 Bom Dia Brasil

Na Amazônia, rio é rua, é avenida e estrada. A curva do rio é a esquina. Uma viagem de 20 dias descobre belezas e sabores da Amazônia

Indústria brasileira produz tecido reciclado para confecção de roupas

Terça-feira, 01/02/2011 Jornal da Globo

Na São Paulo Fashion Week, estilistas como Alexandre Hercovitch utilizam peças com tecido reciclado. O material é produzido em grande escala em Americana (SP), o que ajuda o meio ambiente